Os passos e disciplina de astanga yoga direcionam a conduta moral, física, emocional, mental e intelectual do yogi.
![](https://static.wixstatic.com/media/a27d24_3768a0ce46a04f1fbb6605a90c1ca901~mv2.jpg/v1/fill/w_774,h_932,al_c,q_85,enc_auto/a27d24_3768a0ce46a04f1fbb6605a90c1ca901~mv2.jpg)
Yoga tem oito membros: yama, niyama, asana, pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadh. Asta signifca oito. Anga significa membros, pétalas ou aspectos. Sendo assim o yoga é chamado de astanga yoga.
A saúde do corpo e da mente é mantida com a prática desses oito membros. Todos os aspectos do corpo humano como físico, moral, prânico, mental, emocional, consciencial, intelectual e espiritual são balanceados. A ausência da prática em apenas um dos aspectos causa desequilíbrio e consequentemente impede o progresso de quem o deixa de praticar. Este princípio do equilíbrio também se aplica ao estudo dos oito membros do yoga. Qualquer inadequação, deficiência ou imperfeição em qualquer um dos oito membros, impede que a pessoa alcance seu objetivo final, a auto- realização. É como as pétalas de uma flor. Se alguma das pétalas estiver faltando, ou não tiver desabrochado, a flor ainda está para florescer. Portanto, nenhum dos oitos membros podem ser negligenciados.
Patanjali, sendo um cientista, oferece um método claro e definitivo. Seu método codificado há mais de 2500 anos atrás, não era apenas relevante para seus dias, mas também hoje e também será durante séculos que estão por vir. Os passos e disciplina de astanga yoga direcionam a conduta moral, o físico, emocional, mental e intelectual do yogi.
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_85287d9134134a6890d48875ed743838~mv2.jpg/v1/fill/w_720,h_1280,al_c,q_85,enc_auto/33d3ef_85287d9134134a6890d48875ed743838~mv2.jpg)
O yoga começa com a primeira pétala, yama. Uma prática para ter autocontrole sobre suas próprias ações. É uma forma de conduta cultural de alguém em relação a sua própria sociedade. Niyama serve como guia para que uma pessoa siga uma rotina diária necessária e assim cultivar o caminho do yogi. Asana é o membro o qual disciplina o corpo e a mente a aprender e a entender o funcionamento da inteligência. Se alcança a saúde física e mental e uma estatura condutora para dar continuidade às práticas do yogi, a fim de estabilizar e trazer maturidade a inteligência. Pranayama é o membro que canaliza e energiza a energia que existe no corpo. Essa energia é expressa de várias formas como física, mental, intelectual, emocional e espiritual. Pratyahara treina uma pessoa para controlar o senso de percepção, órgãos de ação e mente, com o intuito de subjugar as oscilações da mente. Dharana organiza, orienta e direciona a mente para a concentração. Dhyana faz com que se penetre a mente, a consciência do eu e a inteligência, como objetivo de reconhecer a profundidade da consciência. Samadhi é a total integração de uma altamente desenvolvida e sensitiva citta (consciência) focada diretamente no Eu. Nesse estado, o citta nunca desvia ou oscila já que ela está com seu objetivo – a Alma.
Todos esses membros do yoga são interdependentes e interpenetrantes. Cada um deles se torna mais sutil e mais refinado conforme se penetra mais profundamente nos membros que se sucedem. Deste modo cada membro do yoga torna-se bem amadurecido e oferece apoio para que uma pessoa experiencie um novo nível de profundidade e iluminação.
Fonte: Basic Guidelines for Teachers of Yoga - B.K.S Iyengar
Geeta S. Iyengar
Tradução: Mariana Sartori
Revisão: Rosana Rocha
Fotos: Elaine Moreli - Pune 2018
Comments