Yoga é um assunto prático.
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_0cc206401bba4decaad0d21198cd0fab~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_705,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/33d3ef_0cc206401bba4decaad0d21198cd0fab~mv2.jpg)
O yoga também é descrito como a sabedoria na ação ou a arte de viver com destreza em meio às atividades, com harmonia e moderação.
Yoga é um dos seis darshana da filosofia indiana ortodoxa.
Os seis sistemas da filosofia indiana considerados darshana são: sankhya, yoga, nyaya, vaisesika, mimamsa e vedanta.
Este darshana, YOGA foi compilado, organizado e sistematizado por Patanjãli em sua obra clássica, os Yoga Sutras, composta por 185 aforismos.
No segundo aforismo do primeiro capítulo, Patanjãli descreve yoga como:
“citta vrtti nirodhah” – que pode ser traduzido como restrição (nirodhah) das modificações – oscilações(vrtti) da mente (citta);
ou como supressão (nirodhah) das flutuações (vrtti) da consciência (citta).
Bhagavad Gita – “ Apenas o trabalho é o teu privilégio, nunca seus frutos. Jamais deixes os frutos da ação serem tua motivação; e nunca pares de trabalhar. Trabalha em nome do Senhor, deixando de lado os desejos egoístas. Não te deixes afetar pelo sucesso ou pelo fracasso. Esta equanimidade é chamada de yoga.” O yoga também é descrito como a sabedoria na ação ou arte de viver com destreza em meio às atividades, com harmonia e moderação.
Kathopanishad– “quando os sentidos se aquietam, quando a mente está em repouso, quando o intelecto não oscila então, dizem os sábios, o estágio mais elevado é alcançado. Este imperturbável controle dos sentidos e da mente foi definido como Yoga – aquele que o atinge torna-se livre de ilusão.”
O termo yoga deriva da raiz yuj, que significa atar, reunir, ligar, juntar, conectar.
Também significa união ou comunhão. União do homem com o divino.
“Significa, portanto, a união de todos os poderes do corpo, da mente e da alma a Deus; significa o disciplinamento do intelecto, da mente, das emoções e da vontade que o yoga pressupõe; significa um equilíbrio da alma que nos permite olhar para vida em todos os seus aspectos, de maneira equânime”.
O yoga estabelece a conexão adequada entre o corpo e nervos, nervos e mente, mente e inteligência, inteligência e vontade, vontade e percepção consciente, percepção consciente e consciência, consciência e o ser, e finalmente, entre o ser e a Alma Universal.
Yoga não é apenas uma arte e ciência, mas também uma filosofia. Orienta a arte de viver e aprimora a qualidade da vida. Contribui para o cultivo de bons hábitos que propiciam uma vida integra. Como ciência, lida com a saúde, força e a conquista do corpo e da mente. É uma filosofia que nos equipa para atingir equilíbrio e para encarar todas as vicissitudes da vida, pesares e alegrias com equanimidade.
Yoga é um assunto prático. Mais que um tema discursivo, é um tema direto e experiencial. Sua prática transforma uma mente incoerente e dispersa para uma mente coerente e reflexiva.
Darshana - significa uma minuciosa indagação, investigação e argumentação sobre a natureza essencial, e o estado do ser, sem ideais ou objetos imaginários.
Darshana também significa ver, olhar e visão. É uma visão direta e imediata da realidade que vai além da especulação, que, ao contrário, subjaz à filosofia. É o princípio que conduz o estado êxtase, paz e equilíbrio.
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_2acbf631646345f9a5aa111b28970622~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_694,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/33d3ef_2acbf631646345f9a5aa111b28970622~mv2.jpg)
O termo yoga deriva da raiz yuj, que significa atar, reunir, ligar, juntar, conectar.
Também significa união ou comunhão. União do homem com o divino.
Fonte : Luz sobre o Yoga – Yoga Dipika – BKS Iyengar – Tradução Marcia Neves Pinto
Basic Guideliness For Teachers of Yoga – BKS Iyengar /Geeta S Iyengar – Tradução Mariana Sartori - em 2018
Comentarios