"A expressão" 100 por cento transpiração [...] refere-se ao corpo, à mente e à inteligência. Intensidade é mais uma atitude mental do que física
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_c1fe8a8e18d24c36915cc24974981712~mv2.jpg/v1/fill/w_736,h_736,al_c,q_85,enc_auto/33d3ef_c1fe8a8e18d24c36915cc24974981712~mv2.jpg)
P. Seus ensinamentos se baseiam na prática intensa dos àsana e pranayama. Para isso, é necessário constância e regularidade. Qual é o seu conselho a respeito disso?
"Primeiro de tudo, entenda com clareza a palavra 'intensidade'. Essa palavra não é bem entendida. Intensidade é mais uma atitude mental do que física. Muitas pessoas se enganam com relação ao significado de intensidade achando que quer dizer fazer força e suar. Não! Esse é um significado errado da palavra! Intensidade é estar totalmente envolvido, completamente imerso e absorto no que se está fazendo. Uma prática intensa significa ter um modo rápido e preciso, ajustar, corrigir e continuar progressivamente. Quando digo que pratico com intensidade, quero dizer que minha atitude e minha disposição mentais estão intensamente conectadas tanto à postura em àsana quanto à respiração em pranayama. Isso eu não consigo colocar em palavras. Vocês dizem que praticam com intensidade de sentimento. Para mim, àsana e pranayama fundem, na minha existência, os meus fluxos físico, emocional e intelectual, bem como a percepção do centro do meu ser."
A observação nos ensina a sentir o frescor da mente, o frescor da ação, do pensamento.
P. Emocional?
"Sim! Emocional, Para mim, emocional significa fluxo mental de equilíbrio; equilíbrio emocional. A mente não está focada em apenas uma coisa, mas está presente em todos os lugares, até no canto da minha unha. Tenho de sentir que estou lá, e isso é o que se deve entender por Intensidade. Quando falo em emoção, não atribuo emoções como amor ou tristeza a esse estado. O que quero dizer é que, quando a mente está carregada por uma emoção como o amor, toda ela torna-se passional e devota ao assunto. A mente passa por certas mudanças qualitativas quando carregada com tal impulso emocional. Da mesma forma, para mim, a mente passa por certas mudanças qualitativas quando executo um àsana ou um pranayama.
Acho que só se é capaz de entender claramente o significado de intensidade a menos que (e até que) se tenha dedicação. Uma coisa é a prática dedicada e outra à disposição mental, que muda a toda posição feita em cada àsana.
A mente não é a mesma em cada àsana, porque, sendo a postura diferente, a abordagem também se torna diferente; o modo de pensar difere; o modo de agir muda; a sensação se transforma. Da mesma forma que a apresentação varia em cada àsana, também variam o processo de pensamento e a sensação. Como o pensamento varia, a ação varia.
Essa totalidade da ação e da reflexão muda a atitude mental instantaneamente de um àsana para outro. Trata-se de um tipo de envolvimento mental e intelectual.
No caso de vocês, quando começam estão no passado e no momento em que terminam já estão no futuro. Vocês nunca estão no presente.
Como a emoção mantém vívido o momento presente, minha mente permanece viva junto ao momento, vendo os movimentos que ela faz naquele àsana.
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_fe9512fce3ca4b8d9aa380848e24e316~mv2.jpg/v1/fill/w_428,h_428,al_c,q_80,enc_auto/33d3ef_fe9512fce3ca4b8d9aa380848e24e316~mv2.jpg)
Então, para chegar ao momento presente, precisamos ver em um átimo de segundo o modo de pensar, o modo de abordar e como ele muda. A observação nos ensina a sentir o frescor da mente, o frescor da ação, do pensamento. E é isso que considero muito importante na arte da prática intensa."
Livro: A sabedoria e a prática do yoga.
Saúde, harmonia e equilíbrio do corpo e da mente
B.K.S. Iyengar
Transcrição: Mariana Sartori
"O yoga não muda apenas a forma como vemos as coisas, transforma a pessoa que vê."
Se nunca praticou, te convido a esta experiência! Leia mais, agende sua aula.
Comentários