top of page

Use sua força sem fazer força.

Foto do escritor: Elaine MoreliElaine Moreli

"Guruji, o que mais preciso em minha sadhana que eu não vejo?"


Use sua força sem fazer força.

Em um dos retiros de Iyengar Yoga do prof. Sun Vaz em Piracanga  (Península de Maraú- BA) ouvi a seguinte frase.

"Laine, mais leveza,  saiba usar a sua força, tem muita força"

Como se não bastasse, em fração de segundos para completar, o prof. Paulo Vitiritti disse: "Use sua força sem fazer força". Ele repetiu essa frase ao longo de todo o retiro.  Confesso, perguntei - mas que força, e como?   "você sabe, seja leve" 

Naquele momento - uma interrogação gigante - minha mente entendeu, mas meu corpo não compreendia. Nem mesmo meu ser.

Então fiz dessa frase um ponto de partida para um novo estudo e muita observação.

"use sua força sem fazer força " tornou-se meu mantra diário desde então. 

Coloquei um post-it na porta do meu quarto.

Sutra II-46 Sthira Sukham Asanam

àsanas são posturas firmes, estáveis e confortáveis 

- “use sua força sem fazer força”.

Essa passou a ser a minha primeira leitura  do dia. E desde então minha pesquisa "dentro", na busca dessa compreensão.

Escolhi um àsana para trabalhar o equilíbrio da minha força.

Sirsāsana (invertida sobre a cabeça) sempre foi um àsana muito desafiante para mim, e eu sabia e reconhecia a força do meu sirsāsana.  Então como o fácil não me atraí, eu fui estudar a minha força sem fazer força em sirsāsana. Na minha dificuldade.

Bom, escolha feita e ninguém me prometeu que seria fácil. Alguns bons meses depois de muita meditação nessa “frase”, em um aprofundamento com a professora Karina Grecu, depois de uns 10 minutos em salamba sarvangasana, descobrindo a existência das minhas virilhas internas, ela olha nos meus olhos e diz ... "Eli para que essa força desnecessária, o que está acontecendo? “ ...respirei fundo e... "o que será que eu ainda estou fazendo?”.

Mais ajustes, mais ações, correções e mais trabalho.

Segui meses e meses estudando tudo isso. Então no curso de formação com a prof. Analu Matsubara escuto: "Laine, trabalhe sua perna esquerda, você não precisa de tanta força - se equilibre amada." ... naquele momento meu corpo todo sentiu, então me coloquei a ouvir... “ Guruji, o que mais preciso em minha sadhana que eu não vejo?”

Bom, eu nunca pensei em desistir, eu sempre pensei como é bom ter muito a aprender.

Por muitas e muitas vezes Gurur Mantra é vocalizado durante toda a minha prática.


...ter bons olhos a te guiar é exatamente isso, sou muito grata a cada um dos meus professores!


Abra seus olhos, ouvidos, mente mas principalemnte o seu coração. Todos meus professores identificaram aquilo que eu não via, ou melhor, nem percebia: a minha força em excesso. Precisei me conscientizar dela. Trabalho constante e diário. Recebi e recebo todas as orientações dos meus professores com meu coração sempre aberto. Vazio, muito vazio para fala de cada um deles.

Cada um tem a sua importância e uma fala especial que se completa.

Então falando agora apenas como aluna que sempre serei, pois a busca pelo conhecimento deve ser contínua:

Se você realmente está no caminho, vai receber o que seu professor lhe diz com amor e respeito, pois reconhece o percurso já trilhado por ele, e ficará cada vez mais atento.

Vai trabalhar muito em sua sadhana. Com amor, respeito e devoção constante.

O seu professor lhe da as diretrizes, lhe mostra o caminho, cabe a você resgatar todos os dias uma força interna e trilhar o caminho dentro de você. Manter-se com fé e coragem.


Fazer viva a voz do que aprendeu. E descobrir em si, através da sua experiência como essa voz funciona.


Só assim você irá compreender o que ele lhe diz.

Não pratique mecanicamente, pratique sentindo.

Todo bom professor, tem, precisa e reconhece seu professor.

PATANJALI descreve: Sutra II.46 - Asanas são posturas estáveis e confortáveis  Sutra II.47 - Asana é conquistado quando há total cessação dos esforços e a mente é capaz de estar absorvida no infinito. Sutra II.48 - Asanas resulta na livre dualidade de chitta


Deixo aqui então a frase de Prashant Iyengar - Asanas conduzem para absorção da mente no infinito - Asanas resultam no estado neutro da mente  - Asanas são para algo muito além do físico e no entanto, os esforços para alcançar um asana não podem ser negligenciados.


Todos os dias eu olho para o meu post-it.

Todos os dias sirsāsana está na minha sadhana.

E todos os dias ele me ensina, porque todos os dias eu sou uma nova Elaine. Todos meus esforços muito me ensinam. Me atento ainda mais. E me lembro do quanto é bom cultivar a leveza. Hoje após alguns anos dedicados a força sem fazer força, em  especial, dediquei meus 12 minutos em sirsasana aos meus professores.

 Pois foram 12 minutos orgânicos, leve e sem esforço. Diferente de quando me mantinha em 3 e 5 min.

Ou, quando eu lutava com o timer.

Fiz o contrário do timer, não estipulei o tempo, eu deixei o timer livre, correr apenas, assim como eu estava me sentindo – livre.

Quando retornei, dentro de mim ecoou a seguinte frase... eu posso usar a minha força sem fazer força.


FRASE preciosa essa!

Agradeço imensamente, ela me instigou e me instiga a descobrir dentro de mim a resposta.

Todos os dias, vá para o tapete. Cultive a perseverança, tenha compaixão, compreensão. Resgate a força interna que lhe move, mesmo naqueles dias mais difíceis e doloridos.

Santosa (contentamento) deve ser cultivado, de boas gargalhadas durante sua prática, chore também, somos humanos e repletos de emoções. Não as negue.

Cultive bom humor, faça o que lhe cabe e deixe Isvara – (o supremo - Deus) lhe guiar , confie e esteja atento aos seus sinais. Quando não houver mais “cobranças”, quando o amor for maior que seus medos você estará leve, e a resposta chegará feito uma clareira. Siga com alma, com o coração, fé, coragem, muita dedicação e devoção em sua sadhana, só assim podemos experienciar em nosso ser e honrar um pouco de todo o legado que nos foi deixado. A beleza de descobrir como usar a força sem fazer força todos os dias.


Elaine Moreli

コメント


RECEBA EM SEU EMAIL

as publicações do blog

  • ELAINE MORELI
  • ELAINE MORELI

© 2018 by ELAINE MORELI. Todos os direitos reservados.

bottom of page