"Guruji, o que mais preciso em minha sadhana que eu não vejo?"
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_162ccdf5ad164d42b8ad6d0cad599633~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1006,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/33d3ef_162ccdf5ad164d42b8ad6d0cad599633~mv2.jpg)
Use sua força sem fazer força.
Em um dos retiros de Iyengar Yoga do prof. Sun Vaz em Piracanga (Península de Maraú- BA) ouvi a seguinte frase.
"Laine, mais leveza, saiba usar a sua força, tem muita força"
Como se não bastasse, em fração de segundos para completar, o prof. Paulo Vitiritti disse: "Use sua força sem fazer força". Ele repetiu essa frase ao longo de todo o retiro. Confesso, perguntei - mas que força, e como? "você sabe, seja leve"
Naquele momento - uma interrogação gigante - minha mente entendeu, mas meu corpo não compreendia. Nem mesmo meu ser.
Então fiz dessa frase um ponto de partida para um novo estudo e muita observação.
"use sua força sem fazer força " tornou-se meu mantra diário desde então.
Coloquei um post-it na porta do meu quarto.
Sutra II-46 Sthira Sukham Asanam
àsanas são posturas firmes, estáveis e confortáveis
- “use sua força sem fazer força”.
Essa passou a ser a minha primeira leitura do dia. E desde então minha pesquisa "dentro", na busca dessa compreensão.
Escolhi um àsana para trabalhar o equilíbrio da minha força.
Sirsāsana (invertida sobre a cabeça) sempre foi um àsana muito desafiante para mim, e eu sabia e reconhecia a força do meu sirsāsana. Então como o fácil não me atraí, eu fui estudar a minha força sem fazer força em sirsāsana. Na minha dificuldade.
Bom, escolha feita e ninguém me prometeu que seria fácil. Alguns bons meses depois de muita meditação nessa “frase”, em um aprofundamento com a professora Karina Grecu, depois de uns 10 minutos em salamba sarvangasana, descobrindo a existência das minhas virilhas internas, ela olha nos meus olhos e diz ... "Eli para que essa força desnecessária, o que está acontecendo? “ ...respirei fundo e... "o que será que eu ainda estou fazendo?”.
Mais ajustes, mais ações, correções e mais trabalho.
Segui meses e meses estudando tudo isso. Então no curso de formação com a prof. Analu Matsubara escuto: "Laine, trabalhe sua perna esquerda, você não precisa de tanta força - se equilibre amada." ... naquele momento meu corpo todo sentiu, então me coloquei a ouvir... “ Guruji, o que mais preciso em minha sadhana que eu não vejo?”
Bom, eu nunca pensei em desistir, eu sempre pensei como é bom ter muito a aprender.
Por muitas e muitas vezes Gurur Mantra é vocalizado durante toda a minha prática.
...ter bons olhos a te guiar é exatamente isso, sou muito grata a cada um dos meus professores!
Abra seus olhos, ouvidos, mente mas principalemnte o seu coração. Todos meus professores identificaram aquilo que eu não via, ou melhor, nem percebia: a minha força em excesso. Precisei me conscientizar dela. Trabalho constante e diário. Recebi e recebo todas as orientações dos meus professores com meu coração sempre aberto. Vazio, muito vazio para fala de cada um deles.
Cada um tem a sua importância e uma fala especial que se completa.
Então falando agora apenas como aluna que sempre serei, pois a busca pelo conhecimento deve ser contínua:
Se você realmente está no caminho, vai receber o que seu professor lhe diz com amor e respeito, pois reconhece o percurso já trilhado por ele, e ficará cada vez mais atento.
Vai trabalhar muito em sua sadhana. Com amor, respeito e devoção constante.
O seu professor lhe da as diretrizes, lhe mostra o caminho, cabe a você resgatar todos os dias uma força interna e trilhar o caminho dentro de você. Manter-se com fé e coragem.
Fazer viva a voz do que aprendeu. E descobrir em si, através da sua experiência como essa voz funciona.
Só assim você irá compreender o que ele lhe diz.
Não pratique mecanicamente, pratique sentindo.
Todo bom professor, tem, precisa e reconhece seu professor.
PATANJALI descreve: Sutra II.46 - Asanas são posturas estáveis e confortáveis Sutra II.47 - Asana é conquistado quando há total cessação dos esforços e a mente é capaz de estar absorvida no infinito. Sutra II.48 - Asanas resulta na livre dualidade de chitta
Deixo aqui então a frase de Prashant Iyengar - Asanas conduzem para absorção da mente no infinito - Asanas resultam no estado neutro da mente - Asanas são para algo muito além do físico e no entanto, os esforços para alcançar um asana não podem ser negligenciados.
![](https://static.wixstatic.com/media/33d3ef_b1375100f06f44259843bcd1f7c5862f~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1007,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/33d3ef_b1375100f06f44259843bcd1f7c5862f~mv2.jpg)
Todos os dias eu olho para o meu post-it.
Todos os dias sirsāsana está na minha sadhana.
E todos os dias ele me ensina, porque todos os dias eu sou uma nova Elaine. Todos meus esforços muito me ensinam. Me atento ainda mais. E me lembro do quanto é bom cultivar a leveza. Hoje após alguns anos dedicados a força sem fazer força, em especial, dediquei meus 12 minutos em sirsasana aos meus professores.
Pois foram 12 minutos orgânicos, leve e sem esforço. Diferente de quando me mantinha em 3 e 5 min.
Ou, quando eu lutava com o timer.
Fiz o contrário do timer, não estipulei o tempo, eu deixei o timer livre, correr apenas, assim como eu estava me sentindo – livre.
Quando retornei, dentro de mim ecoou a seguinte frase... eu posso usar a minha força sem fazer força.
FRASE preciosa essa!
Agradeço imensamente, ela me instigou e me instiga a descobrir dentro de mim a resposta.
Todos os dias, vá para o tapete. Cultive a perseverança, tenha compaixão, compreensão. Resgate a força interna que lhe move, mesmo naqueles dias mais difíceis e doloridos.
Santosa (contentamento) deve ser cultivado, de boas gargalhadas durante sua prática, chore também, somos humanos e repletos de emoções. Não as negue.
Cultive bom humor, faça o que lhe cabe e deixe Isvara – (o supremo - Deus) lhe guiar , confie e esteja atento aos seus sinais. Quando não houver mais “cobranças”, quando o amor for maior que seus medos você estará leve, e a resposta chegará feito uma clareira. Siga com alma, com o coração, fé, coragem, muita dedicação e devoção em sua sadhana, só assim podemos experienciar em nosso ser e honrar um pouco de todo o legado que nos foi deixado. A beleza de descobrir como usar a força sem fazer força todos os dias.
Elaine Moreli
コメント